PUBLICIDADE
Notícias

Serasa: inadimplência deve seguir em queda em 2013

18:30 | 16/10/2012
Em queda nos últimos sete meses, a taxa de inadimplência do consumidor deve seguir diminuindo no começo de 2013, preveem os números do Indicador de Perspectiva Serasa Experian divulgados nesta terça-feira.

A projeção de declínio para os primeiros meses de 2013 é sugerida pela regularidade da trajetória decrescente observada entre fevereiro e agosto desse ano. Nos dados consolidados de agosto, o índice recuou 1,5% em comparação a julho, registrando 94,8 pontos. O levantamento prevê que a tendência continue nos próximos seis meses.

Entre os principais fatores que influem neste movimento estão a redução da taxa básica de juros (taxa Selic), as condições de crédito mais vantajosas para o consumidor geradas pelo crescimento da concorrência entre os bancos e o baixo nível de desemprego no País.

Em relação às empresas, o panorama atual aponta para uma estabilização e posterior redução ainda no segundo semestre desse ano. Na comparação com julho, agosto teve uma diminuição de 1,5% no índice, situando-o em 96,1 pontos.

O índice considera variáveis como atividade econômica, concessão real de crédito ao consumidor, concessão real de crédito às empresas, inadimplência do consumidor e inadimplência das empresas.

TAGS