PUBLICIDADE
Notícias

Preço ao consumidor dos EUA sobe 0,6% em setembro

12:26 | 16/10/2012
O índice de preços ao consumidor norte-americano (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,6% em setembro em relação ao mês anterior, repetindo a variação registrada em agosto ante julho, segundo divulgou hoje o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos. A alta, a maior desde 2009, superou a expectativa de analistas ouvidos pela Dow Jones, que previam alta de 0,5%.

O núcleo do CPI, que exclui os preços voláteis de energia e alimentos, subiu 0,1% em setembro ante agosto, um pouco abaixo das estimativas dos analistas, que esperavam alta de 0,2%. Na variação mensal, os preços da gasolina saltaram 7,0% em setembro, fazendo os preços de energia avançar 4,5%. Já os preços dos alimentos tiveram uma ligeira alta de 0,1%.

Os preços de aluguéis e serviços médicos subiram 0,2% e 0,4%, respectivamente, em setembro, enquanto os preços de carros novos caíram 0,1% e os de carros usados e caminhões recuaram 1,4%, a maior queda desde fevereiro de 2009.

Na comparação com setembro do ano passado, tanto o CPI quanto seu núcleo avançaram 2,0%. As informações são da Dow Jones.

TAGS