PUBLICIDADE
Notícias

Impostos são a maior barreira a empresa estrangeira

15:56 | 24/10/2012
Carga tributária, burocracia, infraestrutura, questões jurídicas e contratação de mão de obra são os principais itens identificados como dificuldades por empresas estrangeiras que querem se instalar no Brasil, aponta pesquisa realizada pela Linq Brasil, especializada na assessoria a companhias com interesse de investir no mercado nacional.

Para o levantamento, foram entrevistados representantes de 50 empresas. Entre os obstáculos mencionados pelos investidores internacionais, o mais relevante foi a carga de tributos, indicada por todos os submetidos à entrevista como o primeiro aperto encontrado no processo prévio à instalação no País. Na sequência, quando questionados sobre o processo de estabelecimento, 39% responderam que o maior empecilho são as questões jurídicas; 33%, a burocracia; 18%, a mão de obra, e 10%, a infraestrutura.

A sondagem também mostrou que, mesmo com os embaraços, aplicar no Brasil ainda é um bom negócio. De acordo com 79% dos consultados, a estabilidade da economia influencia a decisão dos investidores. "O que interessa para os empresários é que o País remunere o capital nele colocado. Abrir um negócio no Brasil exige um investimento grande. Porém, o retorno é bastante compensador", avalia o diretor da Linq Brasil, Antoine Duchêne.

TAGS