PUBLICIDADE
Notícias

IGP-DI recua para 0,88% em setembro

08:29 | 08/10/2012
A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) desacelerou em setembro, com alta de 0,88% no mês passado, após subir 1,29% em agosto. O resultado foi anunciado na manhã desta segunda-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE-Projeções, que esperavam uma elevação de 0,72% a 0,95%, e acima da mediana das expectativas (0,84%).

Embora não seja mais usada para reajustar a tarifa de telefone, a taxa acumulada do IGP-DI ainda é usada como indexador das dívidas dos Estados com a União. Com este resultado, o indicador acumula altas de 7,46% no ano e de 8,17% em 12 meses.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-DI. O IPA-DI, que representa o atacado, subiu 1,11% no mês passado, após registrar alta de 1,77% em agosto. Por sua vez, o IPC-DI, que apura a evolução de preços no varejo, teve aumento de 0,54% em setembro, em comparação com a alta de 0,44% em agosto. Já o INCC-DI, que mensura o impacto de preços na construção, apresentou elevação de 0,22% no mês passado, em comparação com a taxa positiva de 0,26% em agosto.

O período de coleta de preços para o IGP-DI de setembro foi do dia 1º a 30 do mês passado.

Atacado

A inflação agropecuária desacelerou no atacado. Os preços dos produtos agrícolas atacadistas tiveram aumento de 1,98% em setembro, após subirem 5,19% em agosto, segundo a FGV. A instituição informou ainda que a inflação industrial atacadista acelerou. Os preços dos produtos industriais no atacado registraram avanço de 0,76% em setembro, em comparação com a alta de 0,47% em agosto.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais tiveram alta de 1,03% em setembro, após registrarem alta de 0,64% em agosto.

Por sua vez, os preços dos bens intermediários apontaram aumento de 1,08% no mês passado, em comparação com a taxa positiva de 0,91% em agosto. Já os preços das matérias-primas brutas subiram 1,22% em setembro, em comparação com a elevação de 4,08% em agosto.

Varejo

O núcleo do Índice de Preços ao Consumidor - Disponibilidade Interna (IPC-DI) de setembro subiu 0,39%, taxa superior à registrada no núcleo anterior, referente a agosto, que apontou alta de 0,35%.

O núcleo, usado para mensurar tendências e calculado a partir da exclusão das principais quedas e das mais expressivas altas de preço no varejo, acumula altas de 3,37% no ano e de 4,94% em 12 meses até setembro. A FGV informou ainda que o índice de dispersão, que mede a proporção de itens com variação porcentual positiva no núcleo, recuou de 68,34% em agosto para 65,68% em setembro.

TAGS