PUBLICIDADE
Notícias

Garrido: plataforma dará mais liquidez a título público

10:59 | 16/10/2012
O coordenador-geral de operações da dívida pública, Fernando Garrido, avaliou nesta terça-feira que o lançamento da plataforma de negociação eletrônica do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) vai ampliar a liquidez no mercado secundário de títulos públicos no balcão. "Em outros países não aconteceu transferência nas negociações de balcão para a plataforma eletrônica. Liquidez chama liquidez", disse Garrido em evento realizado pelo Banco Central em conjunto com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e do Selic, em São Paulo. "O Tesouro Nacional e o Banco Central pretendem continuar a incentivar a negociação eletrônica", acrescentou.

A presidente da Anbima, Denise Pavarina, destacou que o lançamento da plataforma é um "marco muito importante para reduzir o risco e aumentar a transparência dos negócios". Ela salientou a parceria público-privada da Anbima com o BC ao longo dos últimos 33 anos. "A plataforma trará mais transparência, tempestividade e contribuirá para dar mais liquidez ao mercado secundário", disse.

Denise salientou ainda que muitos investidores institucionais encontram dificuldade na negociação de títulos públicos por causa da falta de transparência no mercado. Segundo ela, o objetivo, agora, é aumentar a confiança para facilitar a participação desses agentes.

TAGS