PUBLICIDADE
Notícias

Competitividade será central na cúpula da UE, diz Merkel

08:05 | 16/10/2012
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse hoje que a competitividade da União Europeia será uma questão central a ser discutida por líderes europeus na cúpula de dois dias que começará na quinta-feira, em Bruxelas.

Falando durante a conferência anual da principal associação empresarial alemã, a BDA, Merkel reiterou sua visão de que a falta de competitividade da zona do euro foi um dos principais fatores por trás do aumento do endividamento dos países da região. A solução da crise local, disse ela, exige que cada país do bloco reforme sua economia e restaure sua competitividade.

Merkel defendeu ainda a "harmonização da competitividade" na zona do euro como uma garantia para erradicar as principais causas da crise.

O comentário da chanceler veio depois de seu ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, pedir ações de longo alcance para estimular a integração da zona do euro. Em Abu Dabi, Schäuble afirmou que a Europa precisa agora "dar passos maiores na direção da união fiscal". Maior integração fiscal e de políticas econômicas é o que a Alemanha vem pregando para solucionar a crise da zona do euro.

Merkel disse também que as reformas econômicas que estão sendo introduzidas na Grécia, epicentro da crise, estão gradualmente começando a ter resultados. Segundo a chanceler, ainda há muito trabalho a fazer, mas Atenas tem mostrado uma nova forma de encarar seus problemas. As informações são da Dow Jones.

TAGS