PUBLICIDADE
Notícias

Votorantim vê sinais mistos em núcleos do IPCA

09:36 | 05/09/2012
As medidas de núcleos do IPCA no acumulado em 12 meses até agosto tiveram sinais mistos, em linha com o observado na comparação mensal. De acordo com cálculos realizados pela Votorantim Corretora, com base na taxa de 0,41% apresentada pelo índice de inflação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-DP, abreviação de Índice de Preços ao Consumidor Amplo - Dupla Ponderação, em 12 meses até agosto ficou em 5,54%, conforme a instituição, contra 5,48% em 12 meses até julho, que tem como referência o IPCA de 0,43%.

O IPCA-EX atingiu variação de 5,27% em 12 meses encerrados no mês passado, frente a uma taxa de 5,20% em igual período terminado em julho. Este núcleo exclui do cálculo geral preços de alimentos com comportamentos mais voláteis e combustíveis.

Quanto ao IPCA-MS, que é o tradicional núcleo de médias aparadas com suavização, a corretora informou que houve alta de 5,31%, na comparação com elevação de 5,36% apresentada na leitura de 12 meses até julho.

As medidas de núcleos do IPCA tradicionalmente são calculadas pelas instituições do mercado financeiro, já que são acompanhadas de perto pelo Banco Central, que tem como um dos seus principais objetivos o cumprimento das metas de inflação. Os resultados encontrados podem variar ligeiramente de instituição para instituição, mas sempre indicam o caminho que os núcleos estão tomando, auxiliando o mercado e o próprio BC no monitoramento da inflação.

Serviços

A taxa que mede os preços dos serviços desacelerou suavemente e apresentou variação em 12 meses até agosto de 7,88%, também conforme os cálculos feitos pela Votorantim Corretora, a partir do anúncio do IBGE do IPCA do mês passado de 0,41%. No acumulado em 12 meses até julho, o grupo havia registrado alta de 7,89%.

Livres

A taxa do índice que mede os preços livres em 12 meses até o mês passado também arrefeceu levemente e ficou em 5,75% frente a 5,76% em igual período encerrado em julho, de acordo com a Votorantim.

Administrados

Quanto aos preços administrados, a instituição calculou um aumento de 3,80% no IPCA de agosto em 12 meses. A taxa ficou acima da registrada em igual período encerrado em julho, quando atingiu 3,70%, de acordo com a Votorantim Corretora.

TAGS