PUBLICIDADE
Notícias

Veículo do futuro usa computador para substituir motorista

12:28 | 19/09/2012
NULL
NULL
Pesquisadores da Univer-<br>sidade de São Paulo (USP), em São Carlos, desenvolveram um sistema robotizado para veículos que promete substituir os motoristas. No carro do futuro, o condutor é substituído por três computadores que trabalham em conjunto. Oito câmeras e dois sensores a laser são responsáveis pela percepção tridimensional.

“Nós usamos algumas tecnologias que já são reconhecidamente usadas na comunidade internacional, mas toda parte de inteligência do veículo foi desenvolvida com programas de computadores feitos pelo nosso grupo”, ressaltou o pesquisador da USP, Fernando Santos Osório.

Os alunos do curso de computação ajustam a máquina. Após os testes, o pesquisar conduz o veículo de forma convencional para que o sistema memorize o caminho percorrido, depois aciona o comando automático. O carro utiliza sensores a laser para identificar obstáculos a uma distância de cem metros, mas, se algum veículo ou pedestre cruzar pelo caminho de repente, o sistema aciona o freio.

A criação do carro inteligente custou dois anos de pesquisa. Os testes são sempre acompanhados por um pesquisador dentro do veículo para uma situação de emergência, na qual ele pode retomar o controle do carro. As informações são do site do Jornal Nacional.

Confira outras novidades sobre carros e motos no O POVO Online.
Redação O POVO Online

TAGS