PUBLICIDADE
Notícias

Térmicas vão despachar 2.500 MW para o Nordeste

12:15 | 05/09/2012
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) acionou térmicas para despachar 2.500 MW para o Nordeste para garantir o nível-meta dos reservatórios das usinas termelétricas até novembro, mês em que se encerra o período seco, disse hoje o diretor-geral do órgão, Hermes Chipp.

"O objetivo é evitar que o armazenamento caia muito", disse, após participar de seminário sobre o futuro do sistema elétrico realizado pela Coppe, no Rio. "Quando a transição do seco para o úmido demora um pouco, como está acontecendo este ano, você tem que gerar mais térmicas."

Ele afirmou que o volume despachado em 2012 deve superar o de 2011, mas não especificou em que proporção. Chipp lembrou que em anos de El Niño a geração por térmicas tende a ser maior. De acordo com ele, a meta do nível dos reservatórios para novembro é de 33% no Nordeste e de 41% no Sudeste.

A energia gerada pelas térmicas é mais cara e esse custo adicional é repassado aos consumidores, disse Chipp. Segundo o diretor, a capacidade de geração térmica do País hoje é de aproximadamente 15 mil MW.

TAGS