PUBLICIDADE
Notícias

Produção brasileira de aço cai 6,3% em agosto

15:20 | 19/09/2012

A fabricação de aço bruto no Brasil fechou agosto com retração de 6,3%, em 2,84 milhões de toneladas, na comparação com o mesmo mês do ano passado, conforme dados divulgados hoje pelo Instituto Aço Brasil (IABr).

Segundo a entidade, no período de janeiro a agosto, o volume produzido somou 23,2 milhões de toneladas, 3,3% a menos do que nos mesmos oito meses de 2011.

Em comunicado, o IABr apontou como fatores negativos ao setor o excedente de capacidade mundial acima de 500 milhões de toneladas, dentro de um cenário internacional de déficit fiscal nos Estados Unidos, de crise nos países da Zona do Euro e de desaceleração na China e em outros mercados emergentes, em especial nos dependentes de exportações.

Para a entidade, “a desoneração da energia elétrica e da folha de pagamentos são medidas do governo que podem aumentar a competitividade da indústria”. Na avaliação do IABr, a Copa do Mundo, as Olimpíadas, as atividades do pré-sal e o programa Minha Casa, Minha Vida podem ser indutores de retomada do consumo de produtos siderúrgicos.

Consumo aparente

O consumo aparente nacional de produtos siderúrgicos - a soma de vendas internas mais importações - teve leve recuperação entre janeiro e agosto, informou o IABr. O volume consumido no período atingiu 17,2 milhões de toneladas em 2012, aumento de 1,7% em relação a igual intervalo de 2011.

As vendas das siderúrgicas no mercado interno, acumuladas nos oito meses do ano, tiveram leve crescimento de 1,4%, para 14,7 milhões de toneladas, na mesma base de comparação.

O comunicado do IABr destaca o reaquecimento da demanda no setor automotivo, com aumento das vendas de veículos estimuladas pela redução do IPI até o fim de outubro.

Exportações

Já o volume de aço exportado pelas usinas brasileiras apresentou forte queda de 12,4% neste ano, em oito meses, comparado com igual período do ano passado. Conforme o relatório, os embarques totalizaram 6,6 milhões de toneladas de janeiro a agosto.

Já as importações, conforme o IABr, “ainda preocupam”. A entrada de material estrangeiro somou 2,6 milhões de toneladas no período, 5,7% acima do volume de janeiro a agosto de 2011. “O fim da Guerra dos Portos e o recente aumento das tarifas de importação devem ajudar e melhorar esse quadro”, destacou a entidade. As informações são do site Valor Econômico.

Redação O POVO Online

TAGS