PUBLICIDADE
Notícias

Pacote do governo requer complementos, diz GO Associados

13:22 | 13/09/2012
O pacote para a infraestrutura anunciado pelo governo federal foi positivo, mas precisa, ainda, de complementos com o objetivo de impulsionar os investimentos do Brasil, afirmou Gesner de Oliveira, presidente da GO Associados, nesta quinta-feira, durante sua participação no seminário "Os nós da infraestrutura", organizado pela Agência Estado em parceria com o Estadão e a CNI dentro da série "Fóruns Estadão - Brasil Competitivo".

Em sua avaliação, o pacote "está na direção correta, mas ainda faltam vetores importantes". As medidas, anunciadas no mês passado, criaram o maior pacote para concessões em rodovias e ferrovias já feito no País, no valor de R$ 133 bilhões. O presidente da GO considerou que um salto nos investimentos do País é necessário para o crescimento sustentável da economia e que o déficit da infraestrutura constitui uma das fontes do "custo Brasil".

Segundo ele, entre os vetores que precisam ser abordados para destravar o setor de infraestrutura no Brasil estão a promoção de um ambiente macroeconômico mais favorável ao investimento, a redução do risco regulatório, a desoneração, o uso das parcerias público privadas (PPP) e a criação e o desenvolvimento de mecanismos de financiamento para a infraestrutura. "As debêntures de longo prazo são uma boa notícia", destacou. "Ações nesses pontos podem garantir o sucesso das medidas que foram tomadas", disse.

Na percepção de Oliveira, o setor de saneamento é hoje no Brasil o mais problemático. "É um setor que exige capital físico e que tem impacto sobre o capital humano e sobre a capacidade de crescimento sustentável", disse Oliveira, que já presidiu a Sabesp. Segundo ele, atualmente, mais de metade da população brasileira não possui acesso à coleta de esgoto.

TAGS