PUBLICIDADE
Notícias

Oposição protesta contra reformas econômicas na Índia

13:34 | 15/09/2012
Partidos de oposição indianos protestaram neste sábado contra a decisão do governo de abrir o enorme mercado do país a varejistas estrangeiros.

O inesperado anúncio, feito na sexta-feira, de que investimentos estrangeiros serão permitidos nos setores de varejo e aviação, além da venda de parcelas minoritárias em quatro companhias estatais deu início a fortes críticas de partidos opositores e de alguns partidos aliados do governo. Um dia antes o governo havia anunciado uma alta nos preços do óleo diesel.

Centenas de partidários do partido nacionalista hindu Bharatiya Janata (BJP) realizaram uma manifestação em Nova Délhi exigindo que o governo reverta suas decisões, dizendo que elas afetarão os pobres. Gritando "abaixo o governo de Manmohan Singh" e "Reverta as altas do diesel", os manifestantes subiram nas barricadas erguidas pela polícia nas ruas. Antes de se dispersarem, os manifestantes queimaram uma figura simbolizando o que chamaram de "governo corrupto".

Em Kolkata, capital do Estado de Bengala Ocidental, a principal autoridade eleita, o ministro-chefe Mamata Banerjee, liderou um protesto contra a política de reformas do governo. Banerjee, importante parceiro da coalizão, deu ao governo 72 horas para reverter as decisões de abrir o setor de supermercados.

No Estado de Kerala, sul do país, lojas foram fechadas e o transporte público foi interrompido depois que os partidos Comunista e BJP convocaram uma greve geral.

O primeiro-ministro Manmohan Singh defendeu a alta dos preços do diesel dizendo que ela é "vital" para a segurança energética do país. "Nossos preços de energia estão fora de linha em relação aos preços mundiais", afirmou ele.

O governo elevou o preço do diesel após intensa pressão para reduzir seu déficit fiscal com o corte de subsídios, particularmente dos combustíveis. Mas críticos da medida dizem que a medida vai afetar os agricultores que são dependentes do diesel para movimentar seus tratores e colocar seus sistemas de irrigação em funcionamento.

A decisão de abrir o setor de supermercados tem como objetivo atrair investimentos estrangeiros para estimular a economia do país. Mas partidos de oposição disseram que a decisão vai atingir milhões de pequenos proprietários de lojas que não vão conseguir competir com varejistas internacionais. O BJP e os comunistas disseram que realizarão uma série de protestos contra o governo nas próximas semanas. As informações são da Associated Press.

TAGS