PUBLICIDADE
Notícias

Moody's coloca rating da UE em perspectiva negativa

12:51 | 04/09/2012
A agência de classificação de risco Moody's colocou o rating Aaa da União Europeia (UE) em perspectiva negativa, com o objetivo de refletir as ações que a agência vem tomando em relação a alguns dos maiores países da região, incluindo Alemanha e Holanda.

"A Moody's acredita que é razoável assumir que o valor de crédito da UE deve se mover em linha com o valor de crédito de seus Estados mais fortes, considerando as significativas ligações entre a UE e seus membros", afirmou a agência em um comunicado.

Cerca de 45% do orçamento anual da UE sai de contribuições feitas por países com rating Aaa, como Alemanha, França, Reino Unido e Holanda. Em julho a Moody's colocou os ratings da Alemanha e da Holanda em perspectiva negativa. "O rating da UE é particularmente sensível a mudanças nos ratings dos quatro países Aaa com maior contribuição para o orçamento da UE", observou a Moody's.

A agência alertou que qualquer enfraquecimento no compromisso para com a UE ou mudanças na estrutura fiscal da UE que afrouxem as regras orçamentárias será um claro fator negativo para o crédito do bloco. As informações são da Dow Jones.

TAGS