PUBLICIDADE
Notícias

Mercedes-Benz congela salários em SP e reduz jornada

20:42 | 11/09/2012
A Mercedes-Benz fechou acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC que prevê o congelamento dos salários dos 13 mil trabalhadores da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) até 31 de janeiro de 2013. O emprego desses funcionários da montadora fica garantido pelo mesmo período.

Até 31 de janeiro, a Mercedes-Benz em São Bernardo terá produção em quatro dias da semana, e não mais cinco. O acordo com a montadora também estende por um mês o lay off (programa de suspensão temporária de contrato de trabalho), de 17 de novembro para 17 de dezembro, para os trabalhadores contratados por tempo indeterminado.

Além disso, ficou definida a parada da produção nos dias 17 e 24 de setembro; 11, 15 e 22 de outubro e 5 e 19 de novembro. A Mercedes-Benz acumula um total de 28 dias de paradas na produção neste ano, incluindo uma realizada na segunda-feira (10). As vendas de caminhões despencaram em 2012 por conta de mudança de tecnologia obrigatória para caminhões em todo o País e pela desaceleração da economia brasileira.

"Havia um clima de intranquilidade e insegurança dentro da fábrica. O acordo celebrado hoje tranquilizará os trabalhadores porque garante que não haverá demissões até fevereiro do ano que vem", disse Sérgio Nobre, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e secretário-geral da CUT, em nota distribuída à imprensa.

Cerca de 7 mil trabalhadores da Mercedes-Benz definiram em assembleia na semana passada os parâmetros utilizados pelo sindicato na negociação do acordo com a montadora.

TAGS