PUBLICIDADE
Notícias

Mantega anuncia redução de juros do FDNE para 3,5%

16:00 | 06/09/2012
Atualizada às 19h50min
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quinta-feira que reduzirá as taxas de juros para o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e para as linhas do Banco do Nordeste (BNB). As taxas mais baixas do FDNE cairão de 3,75% para 3,5% enquanto as mais elevadas serão reduzidas de 10% para 8%. No BNB, as taxas de juros para os investimentos ficarão em 2,5% ao ano. O anúncio foi feito pelo ministro durante a posse do novo presidente do BNB, Ary Joel Lanzarin.

Mantega disse o banco financia mais de R$ 20 bilhões ao ano e que vai cobrar o cumprimento das metas. O ministro destacou ainda que o bom desempenho do BNB ocorre por causa do bom trabalho dos gestores e funcionários.
 
O governador Cid Gomes, aproveitou para antecipar que o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará, cresceu 2,9% no primeiro semestre de 2012, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o IPECE.
 
Ary Joel
 
Ary Joel Lanzarin é catarinense com carreira no Banco do Brasil. Ele chega sem padrinhos políticos do Ceará ou do Nordeste, mas com prestígio suficiente para ser empossado na sede do BNB, no Passaré, com a presença do ministro da Fazenda, Guido Mantega, privilégio que seus antecessores imediatos não tiveram. Tanto o último presidente, Jurandir Santiago, como o penúltimo, Roberto Smith, foram empossados pelo ministro da ocasião em Brasília.

A chegada de Lanzarin surge como um possível desfecho para a crise enfrentada pelo banco desde abril deste ano, quando vieram à tona denúncias de irregularidades na concessão de empréstimos, que culminaram em mudanças na diretoria, demissões de funcionários e investigações em diferentes esferas (Controladoria Geral da União, Ministério Público Estadual e Federal, Polícia Federal e o próprio banco).

Em discurso, o novo dirigente disse que está aberto a diálogo com os funcionários do banco e que abrirá mais agências em todo o Nordeste. Ary colocou-se à disposição da região, numa solenidade onde compareceram só dois governadores e dois vice-governadores (PB e PI).

Mais informações na edição de amanhã do Jornal O POVO.
Redação O POVO Online e Blog do Eliomar

TAGS