PUBLICIDADE
Notícias

Governo anuncia na próxima terça-feira pacote que pode reduzir tarifa de energia em até 12%

07:41 | 06/09/2012
NULL
NULL
O governo anunciará na próxima terça-feira, 11, a renovação das concessões do setor de energia elétrica que vencem em 2015, acompanhada de uma queda entre 10% e 12% nas tarifas cobradas de consumidores residenciais. Também haverá redução de encargos para a indústria, cuja tarifa poderá cair mais de 20%.

Os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Guido Mantega (Fazenda) discutiram os últimos detalhes com a presidente Dilma Rousseff. O Tesouro deve arcar com a conta decorrente da extinção de encargos como a Reserva Geral de Reversão (RGR). Mas espera-se que o fim desses encargos estimule a produção, o que elevaria a arrecadação.

As tarifas cairiam mais se a União tivesse obtido dos estados uma redução do ICMS. Mas, às vésperas das eleições, o governo não vê clima político. Para conquistar os estados, o Planalto estuda oferecer a renegociação das dívidas.

LEIA MAIS:
Aneel aprova intervenção em oito empresas de energia
Governo vai baixar custo da energia na próxima semana
Ceará tem o terceiro maior consumo residencial de energia elétrica do Nordeste

A conta de energia pode cair 10% só com a renovação das concessões. Isso porque, nos contratos antigos, o investimento inicial já foi amortizado, e é preciso apenas bancar a manutenção do sistema. As informações são do jornal O Globo.

Redação O POVO Online

TAGS