PUBLICIDADE
Notícias

Desconto na conta de luz pode ser ainda maior, diz Dilma

Presidente nota que redução depende de cálculos da Aneel quanto à amortização de ativos das concessionárias

15:38 | 11/09/2012

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira que os descontos da conta de luz poderão ser ainda maiores que os anunciados hoje pelo governo, de cortes que variam de 16,2% na conta do consumidor final até 19% a 28% para o setor empresarial.
Segundo Dilma, a redução exata ainda depende de cálculos que estão sendo feitos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), quanto à amortização de ativos das concessionárias de energia.

Os cálculos, disse Dilma, deverão ser concluídos em março do ano que vem. As contas se concentrarão, em grande parte, nos acertos relativos aos contratos de distribuição de energia que vencerão entre 2016 e 2017.

“Os descontos poderão ser ainda maiores”, comentou Dilma, durante discurso no Palácio do Planalto.

Hoje, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou em solenidade no Palácio do Planalto que os clientes das distribuidoras de energia elétrica terão redução média das tarifas de 20,2%.

Renovação

Dilma anunciou que as concessões de energia elétrica que vencem entre 2015 e 2017 terão sua prorrogação antecipada já em 2013. "É fruto da decisão política de antecipar a renovação das concessões de geração, transmissão e distribuição", afirmou Dilma.

Com isso, as concessionárias não vão precisar esperar o fim de seus contratos para entrar com pedidos de renovação na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para isso, no entanto, elas terão que adiantar também a queda de tarifas proveniente da prorrogação.

Dilma fez uma ameaça, porém, às empresas com mau desempenho na prestação de serviços. "Vamos punir aqueles que mal gerirem (as concessionárias)", disse Dilma, durante a divulgação do pacote de medidas para redução do custo de energia elétrica.

Contrapartida

A presidente avaliou que os preços menores de energia vão contribuir para menores custos de energia e para empresas e consumidores residenciais.

Dilma disse que o governo será mais rigoroso na cobrança da qualidade dos serviços prestados e que as empresas serão punidas “de forma bastante clara” em caso de má gestão dos serviços.

“Respeito ao consumidor é um respeito fundamental e que demonstra a maturidade do sistema econômico e institucional do país”, disse Dilma.

A presidente destacou também que o governo eliminou o risco de racionamento de energia elétrica e criou condições para a construção de novas fontes de energia no país e o que chamou de “efeito sistêmico” da redução da tarifa de energia.

Dilma destacou que o menor preço da energia elétrica reduzirá a inflação e estimulará o crescimento da economia e que essa redução é um dos pontos do que ela chamou de “nova etapa do desenvolvimento” adotado pelo governo. “Estamos mudando as bases competitivas de nosso país”, disse a presidente. As informações são do site Valor Econômico.

Redação O POVO Online

TAGS