PUBLICIDADE
Notícias

Brasil retomará autossuficiência em petróleo, diz Graça

12:21 | 19/09/2012
A presidente da Petrobras, Graça Foster, disse que o Brasil voltará a ser autossuficiente em petróleo no ano de 2014, desde que todas as companhias que atuam no País consigam cumprir seus planos de produção. "O Brasil será autossuficiente em petróleo de novo em 2014. O Brasil, não a Petrobras, se todas as companhias produzirem aquilo que estão dizendo", afirmou.

Graça participa nesta quarta-feira de audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle, em conjunto com a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados. A presidente da Petrobras lembrou que o País já foi autossuficiente em 2006, quando produzia e consumia volumes equivalentes de petróleo, mas destacou que nunca houve autossuficiência em derivados. "Em nenhuma época fomos autossuficientes em derivados. Sempre importamos diesel, gasolina e, em alguns momentos, outros combustíveis", afirmou.

Essa autossuficiência foi perdida porque o consumo de derivados aumentou, segundo ela, em 200 mil barris por dia. "Não éramos autossuficientes em derivados em 2006 e não somos. Seremos em 2020, quando o consumo de derivados será de 3,4 milhões de barris por dia, com as novas refinarias. Estaremos produzindo tudo no Brasil, com capacidade inclusive de exportar. Mas daqui até lá, não tem jeito", disse.

TAGS