PUBLICIDADE
Notícias

BC projeta alta do PIB em 12 meses em 3,3%, até junho

10:59 | 27/09/2012
O Banco Central inovou na divulgação do Relatório Trimestral de Inflação (RTI), publicado na manhã desta quinta-feira ao passar a projetar as estimativas para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) para o período dos quatro trimestres seguidos a contar da divulgação mais recente da taxa do PIB pelo IBGE.

Dessa forma, as expectativas da autoridade monetária para a atividade são referentes ao período de 12 meses encerrados em junho, que deve ficar em 3,3%. O porcentual é, conforme destacou o documento, 2,1 pontos porcentuais maiores do que o observado no segundo trimestre deste ano.

Ao abrir os dados, o BC revelou que sua projeção para o crescimento da indústria é de 2% ante retração de 0,4% no intervalo de quatro trimestres terminado em junho de 2012. O RTI destacou a reversão, de -2,9% para 0,8%, no resultado da indústria de transformação no período. "Dentre outros aspectos, a indústria tende a responder às condições financeiras mais favoráveis", segundo o documento.

Para a agropecuária, o BC projeta uma alta de 4,8% em um ano até junho do ano que vem ante +1,5% verificada no período de quatro trimestres finalizado em junho de 2012. De acordo com o BC, a estimativa está em linha com o desempenho favorável da safra de café e com as perspectivas de crescimento das safras de grãos, em especial soja e milho, no primeiro semestre de 2013.

Para os serviços, a autoridade monetária projeta uma alta de 3,3% no período de quatro trimestres encerrado em junho de 2013, resultado 1,7 ponto porcentual superior ao registrado, no mesmo tipo de comparação, no segundo trimestre de 2012. "Nesse cenário, destacam-se as perspectivas de maior dinamismo nas atividades intermediação financeira, 3,2 pp; comércio, 2,8 pp; e transporte, 2,2 pp, em linha com as perspectivas de melhor desempenho dos setores primário e secundário."

TAGS