PUBLICIDADE
Notícias

600 mil cearenses são atingidos pelo apagão de energia

Governo discute causas do apagão no Nordeste em reunião nesta segunda. Apagão no Nordeste afetou oito Estados e mais de sete milhões de pessoas, dizem elétricas

12:40 | 24/09/2012

Uma reunião na tarde desta segunda-feira, 24, vai discutir as causas do apagão que atingiu oito dos nove Estados do Nordeste na tarde do último sábado (22). No Ceará, a Companhia Energética do Ceará (Coelce) informou que cerca de 200 mil unidades consumidoras foram atingidas, o que significa cerca de 600 mil pessoas atingidas. O apagão durou 40 minutos, das 15h50 às 16h30, e atingiu 40% do Estado.

A falha afetou consumidores de oito Estados: Bahia, Ceará, Paraíba, Maranhão, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Rio Grande do Norte. o Piauí não relatou apagão. Pelo menos sete milhões de pessoas foram afetadas na região, segundo as elétricas.

Procurada, a Companhia Energética do Ceará (Coelce) alegou que a falha foi do Sistema Interligado Nacional de energia e que não foi a operadora a responsável pela falha.

O encontro desta segunda-feira foi convocado pelo Ministério de Minas de Energia e vai reunir, em Brasília, representantes do setor elétrico, onde devem ser apontadas e analisadas, preliminarmente, as causas do acidente.

O problema, segundo a Companhia Energética do Maranhão (Cemar), teria ocorrido no sistema de suprimento elétrico de responsabilidade da Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), em Imperatriz (MA), que teria causado a interrupção do fornecimento de energia em cadeia.

Balanço

Estado mais atingido foi a Bahia, onde 1,8 milhão de consumidores foram afetados pela pane em 289 municípios. A Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) informou que a falta de energia durou 20 minutos, das 15h50 às 16h10. Na região metropolitana de Salvador, 1/3 dos consumidores foram afetados pelo apagão.

No Maranhão, a Cemar disse que o fornecimento de energia atingiu toda a região sul e parte das regiões leste e Norte, inclusive parte da ilha de São Luís. Ao todo, 1,65 milhão de pessoas ficaram sem energia elétrica durante mais de 40 minutos. ?A energia foi totalmente restabelecida às 16h37 deste sábado?, informou a empresa.

Em Pernambuco, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou que 45% dos consumidores foram afetados, o que significa 1,4 milhão de pessoas. O número de municípios ainda está sendo calculado. Bairros do Recife foram afetados pelo apagão.

Na Paraíba, a Energisa disse que 124 municípios sofreram com a interrupção de energia, entre eles parte de João Pessoa e Campina Grande, que são as duas maiores cidades do Estado. A assessoria de imprensa informou que ainda aguarda um relatório sobre a quantidade de consumidores afetados, mas o número deve ultrapassar 500 mil pessoas.

Aneel

Em Sergipe, segundo a Energisa, todos os 62 municípios do interior tiveram desligamento total de energia. Aracaju foi o único que teve apenas falta de energia parcial. O número de unidades consumidoras afetadas deve chegar a 500 mil, o que pode significar 1,5 milhão de pessoas, mas o número exato ainda está sendo calculado por técnicos da empresa.

Em Alagoas, a Eletrobras Distribuição informou que houve um desligamento automático por prevenção. O número de municípios afetados não foi informado.

O Rio Grande do Norte confirmou que houve falta de energia, mas informou que ainda aguarda relatório do setor de perdas para informar o número de municípios e consumidores afetados. Já Eletrobras Distribuição Piauí informou que não registrou desligamento de energia. Com informações do site Uol.

Redação O POVO Online

TAGS