PUBLICIDADE
Notícias

Produção menor de caminhões puxou queda da FBCF

11:16 | 31/08/2012
A queda na produção nacional de caminhões foi o principal fator a derrubar a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) no segundo trimestre de 2012, em relação ao mesmo trimestre do ano passado, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira. No período, a FBCF caiu 3,7%, enquanto a produção nacional de bens de capital caiu mais de 10%.

A FBCF leva em conta os investimentos em máquinas e equipamentos, construção civil, lavoura permanente e até gado leiteiro. Entretanto, são as máquinas e equipamentos - incluídos os caminhões - que possuem maior peso sobre o total (52%).

"Não foi só caminhões, várias outras máquinas tiveram queda. Mas a parte de caminhão realmente pesou muito", afirmou Rebeca Palis, gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE. "Toda a produção de caminhão é vendida via investimento. Ninguém compra caminhão para andar por aí. As máquinas também tiveram queda, mas a produção de caminhão teve um recuo muito grande em relação ao ano passado, então acaba pesando".

TAGS