PUBLICIDADE
Notícias

Etav mudará para Empresa de Planejamento e Logística

12:14 | 15/08/2012
O presidente da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (Etav), Bernardo Figueiredo, esclareceu nesta quarta-feira que a estatal será transformada, por meio de Medida Provisória, na Empresa de Planejamento e Logística (EPL) que será responsável pela estruturação de projetos do governo nas áreas de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.

"Funcionará mais ou menos como a Empresa de Planejamento Energético (EPE) mas com um braço mais operacional, pois poderá também ser empreendedora nos projetos", disse Figueiredo. De acordo com ele, a criação da empresa não diminuirá a importância das agências reguladoras de cada área na formulação de projetos e na fiscalização e regulamentação de seus respectivos modais de transporte.

Segundo Figueiredo, o trem-bala, que ligará Campinas a São Paulo e Rio de Janeiro, não foi incluído nos 10 mil quilômetros de ferrovias cuja concessão foi anunciada nesta quarta-feira pelo governo porque ele já estava contabilizado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Como não há nenhuma mudança de modelo ou valores, não precisaríamos fazer um novo anúncio", completou. No dia 23 haverá a primeira audiência pública sobre a minuta do novo edital do trem de alta velocidade que deve ser publicado até outubro. A previsão para o leilão é maio de 2013.

Figueiredo disse que a EPL será capitalizada pelo governo com R$ 800 milhões e poderá receber novos aportes ao longo do tempo conforme a necessidade da empresa.

TAGS