PUBLICIDADE
Notícias

Consumo de gasolina subiu 7,1% no primeiro semestre

15:28 | 01/08/2012
A presidente da Petrobras, Graça Foster, reiterou hoje a necessidade de investimentos em refino no país. Segundo a executiva, que participa de palestra neste momento promovida pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef), o Brasil precisa melhorar capacidade de refino para reduzir dependência de combustíveis importados. “Temos muito o que investir em nossas refinarias”, afirmou.

Graça Foster chegou a citar, em seu discurso, a Rnest, Refinaria do Nordeste, ou Refinaria Abreu e Lima, localizada no município de Ipojuca (região metropolitana de Recife) em Pernambuco. “Esta refinaria não é invenção” disse Graça, sem entrar em detalhes sobre a possível entrada da PDVSA no capital da refinaria. Afirmou ainda que o primeiro trem de refino da refinaria está confirmado para 2014. “A Rnest nos ensinou muitíssimo. É um livro”, afirmou.

A executiva, em seu discurso, citou ainda dados de venda de combustíveis nos primeiros meses do ano. Segundo ela, a Petrobras vendeu para o mercado interno 870 mil barris dia de óleo diesel no primeiro semestre de 2012. Deste total, 181 mil barris de óleo diesel foram importados para abastecer o mercado nacional. No caso da gasolina, a presidente da Petrobras afirmou ainda que foram importados 110 mil barris/dia, 13% do total vendido para o mercado domestico, segundo cálculos da presidente da empresa. Ela não mencionou o valor total consumido. “O fato é que o Brasil importa hoje 15% dos derivados consumidos”, disse.

No evento, Graça Foster apresentou novamente o plano estratégico da empresa. Ela frisou ainda sobre a necessidade de preços balizados no mercado doméstico ante o apurado no mercado internacional. “ O Plano está balizado na paridade de preços [em relação ao mercado internacional]”, afirmou, em sua palestra. As informações são do Valor Econômico.
Redação O POVO Online

TAGS