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Casa é centro de lazer para novo consumidor, diz GS&MD

10:13 | 16/08/2012
A casa é o centro de lazer dos consumidores que migraram de classe social nos últimos anos e a família é a principal referência na hora de decidir por uma compra, segundo a pesquisa O consumidor mais por menos redefine o varejo segundo pesquisa realizada pela GS&MD - Gouvêa de Souza, que será apresentada nesta quinta-feira no 15º Fórum de Varejo da América Latina, na capital paulista. O novo "consumidor mais por menos" tem aspirações claras de consumo, mas é ciente de suas limitações, avalia o sócio sênior da GS&MD, Luiz Goes.

De acordo com o estudo, dentre os entrevistados, 73% acharam que sua situação financeira melhorou nos últimos anos, principalmente os mais jovens (25 a 39 anos), com 77%. Além disso, 97% dos pesquisados acreditam que a situação financeira irá melhorar, 75% esperam mudar de emprego ou ter um cargo melhor e 79% almejam viajar mais a lazer.

O preço é atributo determinante no processo de compra. Prova disso é que apenas 29% dos consumidores disseram que ele é secundário. Já na hora de comparar os produtos o preço foi apontado como principal atributo, com 91%. Em seguida vem marca, com 61%, e formas de pagamento, com 39%.

Goes conta que um dos principais destaques do estudo é que a casa é o centro de lazer desse novo consumidor, sendo que 49,5% dizem passar o tempo com a família em casa, 40% veem TV e filmes em casa, mas a média cai para 29% quando falam em sair com amigos ou namorado. Segundo a pesquisa, 32% citaram que contrataram TV por assinatura há menos de dois anos, 30% compraram telefone celular pré-pago e 28%, internet.

O levantamento revela ainda que, apesar de a loja física ser o principal canal de compra, outros estão sendo utilizados, sendo que 26% dos entrevistados já compraram produtos pela internet e 7%, por telefone. Daqueles que já compraram pela internet, 64% realizaram a compra no último ano.

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