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Venda de produtos da linha branca cresce 11,4% no ano

Micro-ondas (mesmo fora da redução do IPI), máquina de lavar roupas e refrigeradores são os mais vendidos na categoria linha branca. Nordeste, Norte e Centro-Oeste tiveram destaque

12:51 | 06/07/2012
Impulsionada pela redução da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), a venda de produtos da linha branca (fogão, geladeira) cresceu 11,4% de janeiro a maio em relação ao mesmo período do ano passado. Micro-ondas (mesmo fora da redução do IPI), máquina de lavar roupas e refrigeradores são os mais vendidos na categoria linha branca. Nordeste, Norte e Centro-Oeste tiveram destaque. Com preço baixo, micro-ondas cresceu 36,8% em vendas de janeiro a maio, comparado a igual período de 2011; TV, também sem IPI menor, caiu 2,6%. Linha branca, que inclui fogão e geladeira, compensou queda de outros bens duráveis; região Nordeste foi destaque. Os dados constam de estudo da GfK, empresa de pesquisa de mercado, e foram compilados a partir de 66 produtos pesquisados em 38 mil pontos de venda do país. Nos primeiros cinco meses, o faturamento do setor de bens duráveis (inclui linha branca e outras seis categorias) alcançou R$ 32,2 bilhões, o equivalente a quase metade do PIB do Uruguai. A previsão é fechar o ano com R$ 80 bilhões. A desoneração vigorou no primeiro semestre e foi prorrogada por mais dois meses. O anúncio foi feito há uma semana, com o objetivo de incentivar a produção e incrementar o consumo no setor. As informações são da Folha de São Paulo. Redação O POVO Online

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