PUBLICIDADE
Notícias

Trabalhadores da construção civil fazem paralisação nesta segunda-feira

07:04 | 02/07/2012

Atualizada às 20h10min

Cerca de vinte construtoras tiveram suas obras paralisadas na manhã desta segunda-feira, 4, em Fortaleza. Trabalhadores da construção civil resolveram cruzar os braços em forma de protesto pelo descumprimento de acordo coletivo com a categoria, depois que a greve geral foi encerrada no começo do mês passado.

Para resolver a questão, foi marcada uma reunião para as 9h da terça-feira, 5. Depois de ser sinalizado que haveria acordo, alguns trabalhadores voltaram ao trabalho.  A paralisação de advertência deve continuar se não for fechado acordo com as construtoras.

Os cerca de trinta dias em que os operários permaneceram em greve deveriam ser descontados de seus salários em cinco parcelas durante o ano. O acordo foi fechado no começo do mês passado, quando a paralisação foi encerrada. No entanto, algumas construtoras resolveram fazer o desconto integral em uma única parcela, segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza (Sticcrmf).

Por meio de nota a O POVO Online, o Sinduscon-Ce informou que não há descumprimento dos termos do acordo coletivo firmado, que estabelece o pagamento de adiantamento de parte do salário e desconto dos dias parados, a realizado em parcelas. "Algumas empresas, por questões técnicas de elaboração da folha não descontaram os dias parados no inicio do movimento e foi feito o adiantamento integral do período da paralisação, gerando uma duplicidade que está sendo normalizada agora". Ainda de acordo com a nota, a manifestação pode ter motivações políticas e pode prejudicar os trabalhadores.

Redação O POVO Online

TAGS