PUBLICIDADE
Notícias

Remédios sem receita médica voltam a ficar ao alcance do consumidor

Decisão da Anvisa altera regra que havia estipulado que esses medicamentos só pudessem ficar do lado de trás dos balcões das farmácias

11:44 | 27/07/2012

A partir desta sexta-feira, 26, medicamentos que não exigem receita médica para serem comercializados voltarão a ficar ao alcance dos consumidores nas farmácias. A decisão foi publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Diário Oficial da União (DOU).

A regra que determinou que esses remédios ficassem no lado de trás dos balcões das farmácias entrou em vigor no início de 2010. Na época, a Anvisa considerou que o livre acesso aos medicamentos acarretava o consumo incorreto e excessivo das drogas.

No entanto, um estudo feito pelo IMS Health, uma empresa privada que acompanha o comércio de produtos farmacêuticos, indicou que a decisão não atingiu o objetivo e ainda aumentou a influência dos funcionários dos estabelecimentos na venda dos remédios. Esses resultados fizeram com que a agência colocasse a revogação da regra em consulta pública em abril deste ano.

A regra vale para analgésicos, antitérmicos e antigripais. A Anvisa ainda determinou que os estabelecimentos devem, na área destinada aos medicamentos e em local visível ao público, exporem cartazes informando sobre a possibilidade de esses remédios provocarem efeitos adversos e sobre os perigos da automedicação. As informações são do portal Veja.

Redação O POVO Online

TAGS