PUBLICIDADE
Notícias

Inova Ceará discute novidades para o mercado cearense

Em sua oitava edição, o evento reuniu empresários, universidades e setor produtivo em torno de uma programação de palestras e workshops que discutem a relevância de inovação no mercado de trabalho

20:01 | 05/07/2012
O segundo dia do VIII Seminário de Gestão da Inovação, o Inova Ceará, reuniu cerca de 500 pessoas no Hotel Vila Galé, praia do Futuro, entre empresários, professores universitários e estudantes, para a apresentação de lançamento do Movimento Inova Ceará. A edição deste ano trouxe à tona os processos de inovação para pequenos e médios empreendimentos, além de novas formas de se produzir energia elétrica. Organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o evento teve como grande diferencial divulgar o projeto Inova Ceará Startups.

Roberto Macêdo, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), acredita que toda essa inovação sistêmica e tecnológica pode mudar culturalmente a perspectiva de desenvolvimento do Ceará e trazer hábitos que ainda são distantes da nossa realidade. “É um processo lento, mas que vai ajudar a desenvolver e qualificar os nossos potenciai. O poder público é um forte aliado que vai atuar na sobrevivência desse projeto,’’ explica.

Para o consultor do Indi, Carlos Manso, pensar o desenvolvimento industrial é pensar o desenvolvimento econômico. Ele diz que o cearense deve ser o protagonista desse movimento e que por isso é importante a participação de todas as pessoas que compõem o setor produtivo. Dessa forma, também será possível combater a desigualdade regional e social. ‘’Transformar o entorno local dará maior centralidade ao estado, e o Ceará vai poder crescer em outros aspectos,’’ constata.

Desigualdade Social

A professora paraense Marília Vieira, ressaltou a importância de ser feita uma reflexão sobre a desigualdade. ‘’Com o apoio de outros setores, é possível aumentar a produção de artigos para as classes menos favorecidas,’’ diz. ‘’É uma ideia que dá certo no Paraná, e da forma como foi pensada e estudada para cá, tem tudo para ser eficiente’’, complementa. ‘’Combater a desigualdade e acabar com a ideia de preconceito é uma meta não tão distante. O Ceará tem uma localização geográfica privilegiada. Há potencial para ampliar a visão de futuro do estado,’’ garante Marília.

TAGS