PUBLICIDADE
Notícias

Índice de serviços tem 4ª baixa seguida ante o IPC

14:38 | 03/07/2012
O Índice Geral de Serviços (IGS) ficou, em junho, abaixo do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) pelo quarto mês consecutivo. O IGS de junho apresentou alta de 0,19%, ante 0,23% registrado pelo IPC do mês. Em maio, o IGS ficou em 0,31%.

De acordo com o coordenador do IPC-Fipe, Rafael Costa Lima, os preços administrados têm contribuído para uma menor pressão do setor de serviços no IPC. "Os reajustes autorizados pelas agências estão menos frequentes", explica Lima. O preço da energia elétrica recuou 0,58% em junho, para uma queda acumulada de 1,46% no ano, ante variação negativa de 0,14% em maio.

Entre os preços do serviço, também se destacam o comportamento do combo (TV, internet e telefone), que apresentou em junho recuo de 7,76%; a passagem aérea, que marcou queda de 3,91% no período; e o telefone fixo, que permaneceu estável, mas acumula queda de 1,39% no primeiro semestre de 2012.

O arrefecimento dos preços dos serviços, segundo o economista, mostra reflexos da redução do ritmo do consumo. "O aumento de renda da população desacelerou e há um endividamento muito grande do brasileiro", justifica.

Por outro lado, Lima afirma que os serviços que demandam mão de obra intensiva seguem pressionando os preços do setor. O Índice Trabalho Intensivo apresentou alta de 0,55% em junho, ante 0,40% em maio. No acumulado do semestre, este índice atingiu 4,93%. "A desaceleração da economia ainda não chegou ao mercado de trabalho e para os serviços com grande demanda de mão de obra", explica.

TAGS