PUBLICIDADE
Notícias

FBI investiga traders envolvidos na manipulação da Libor

10:14 | 01/07/2012
Os agentes do FBI investigam 14 traders do Barclays que estão no centro do escândalo envolvendo a manipulação de taxas de empréstimo, reportou o Sunday Times. Agentes em Washington conduzem um inquérito junto a funcionários do banco acusados, na semana passada, de distorcerem artificialmente a taxa London Interbank Offered Rate (Libor), uma das principais referências de juro no mundo.

A Libor, referência de juro no mercado interbancário em Londres, é usada para financiamentos de imóveis e automóveis, dívida corporativa e derivativos. A Libor é calculada pela Thomson Reuters, sob a supervisão da Associação de Banqueiros Britânicos e é baseada em dados enviados diariamente por 16 bancos. A Libor mede as taxas que os grandes bancos emprestam entre si. Outro índice que está sendo investigado é Euribor, taxa semelhante a Libor definida por um grupo de cerca de 43 bancos.

Segundo o Sunday Times, o Departamento de Fraudes Sérias do Reino Unido está conduzindo o inquérito entre os envolvidos, mas os Estados Unidos têm a missão de levar o caso para a Justiça.

Nenhum porta-voz do Barclays comentou a notícia. O executivo-chefe do Barclays, Bob Diamond, diz manter o apoio dos investidores, citando uma lista de seus 20 principais acionistas, sem dar seus nomes, diz o Sunday Times.

Já o Sunday Telegraph reportou que dois dos principais acionistas do Barclays pediram a saída de Diamond e Marcus Agius, o presidente do banco, com base em informações de acionistas. Um dos 20 maiores acionistas do Barclays acusou o conselho do banco de agir como agentes do executivo, ao invés de governar o grupo e pediu a susbstituição de ambos, diz o Telegraph, que descreveu sua fonte como um "nome respeitado na cidade de Londres".

Outro acionista disse ser inevitável a saída de Diamond, uma visão partilhada por uma das mais graduadas figuras de um dos principais rivais do Barclays, afirma o Sunday Telegraph.

Diamond, entretanto, comenta em seu círculo privado que está determinado a permanecer e melhorar a imagem do banco em consequência dessa crise, acrescenta o jornal. As informações são da Dow Jones.

TAGS