PUBLICIDADE
Notícias

Desaceleração da indústria frustra expectativas, diz CNI

12:13 | 05/07/2012
O gerente-executivo de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco, disse nesta quinta-feira que a desaceleração da indústria neste ano até maio frustrou as expectativas, que eram de que as dificuldades causadas pela crise externa seriam superadas com as medidas do programa Brasil Maior e a recuperação da economia mundial. "As dificuldades são mais profundas", afirmou.

Para o economista, uma mudança nesse quadro depende da retomada do investimento, pois os estímulos ao consumo têm mostrado menos eficácia, por conta da inadimplência, do endividamento e da perda de fôlego do emprego.

Castelo Branco também avalia que o setor externo terá pouca contribuição para a recuperação e que o câmbio vai apenas atenuar os efeitos da queda na demanda externa e aliviar a competição no mercado interno com os importados.

"O que pode virar esse quadro é uma mudança de expectativa com retorno do investimento. Isso pode acontecer se os estoques se normalizarem e quando as condições se tornarem mais atrativas, com redução do custo do investimento", afirmou.

TAGS