PUBLICIDADE
Notícias

Sondagem de serviços terá ajuste sazonal, informa FGV

13:34 | 04/06/2012
A Fundação Getulio Vargas (FGV) começará a divulgar os dados da Sondagem de Serviços com ajuste sazonal a partir de junho, informou Silvio Sales, consultor do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV). Atualmente, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) é divulgado apenas na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

"A sondagem (de serviços) de junho já sai ajustada sazonalmente, como acontece na Sondagem da Indústria. A gente vai continuar a fazer essa comparação interanual, mas vamos dar mais atenção ao ajuste sazonal, à comparação com o mês anterior", contou Sales.

A série histórica da Sondagem de Serviços teve início em junho de 2008. "Agora a sondagem completou o numero mínimo de divulgações, os quatro anos de série", lembrou o economista. "O foco vai ser todo na ponta da série. A ideia é que o processo de ajuste sazonal torne esses números menos voláteis. Já temos feitos exercícios nesse sentido."

A divulgação dos dados da sondagem referentes a junho está prevista para o próximo dia 29. Segundo Sales, a FGV está encurtando o calendário, para que a divulgação aconteça com menos defasagem, ainda no fim do mês de referência. "Já é assim com as sondagens do consumidor e da indústria, e será assim com a de serviços, salvo algum feriado no fim do mês", acrescentou o consultor do Ibre/FGV.

TAGS