PUBLICIDADE
Notícias

Montadoras reduzem preço no atacado, revela IGP-DI

14:09 | 06/06/2012
Aproveitando o movimento de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, as montadoras reduziram os preços no atacado a fim de dar um "empurrão" extra para impulsionar as vendas. A constatação foi feita pelo coordenador de análises econômicas do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Salomão Quadros. No âmbito do IGP-DI, divulgado hoje pela instituição, o item automóveis para passageiro registrou queda de preços de 1,36% em maio, ante alta de 0,10% em abril.

"As montadoras estão querendo desovar seus estoques. Já que vai haver uma redução por causa do IPI, elas dão uma ajudinha", disse o pesquisador, ressaltando que esse mesmo efeito ocorreu na época da crise de 2008. A queda no atacado deve se somar à esperada no varejo, no qual incide a redução do IPI. "O efeito no varejo vai ser mais intenso, mas pode ser que demore um pouco a se tornar visível", disse Quadros.

No varejo, o item automóvel novo registrou queda de preços de 0,90% em maio, ante alta de 0,17% em abril. O pesquisador afirmou que até agora o repasse da redução do IPI no varejo se deu apenas em parte, porque as concessionárias ainda têm em seus estoques automóveis que foram faturados antes da redução do imposto.

TAGS