PUBLICIDADE
Notícias

Mantega diz que inflação anualizada está caindo

11:47 | 06/06/2012
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira que o índice de preço ao Consumidor Amplo (IPCA) medido em maio, de 0,36%, "é muito bom". "Significa que a inflação anualizada em 12 meses está abaixo de 5%. Portanto, está caindo em relação ao ano passado. E isso nos dá grau de liberdade para ter uma política monetária mais flexível, ou seja, redução de taxas de juros e aumento do crédito", afirmou Mantega ao chegar ao Ministério da Fazenda.

Mantega disse que já foi detectado o aumento do crédito no mês de maio e avaliou que este movimento, junto com a redução das taxas de juros, continuará em junho. "Isto já está estimulando o consumo e o investimento. De forma que já temos resultados positivos inclusive de maio", afirmou.

De acordo com o ministro, o crescimento do País em maio e junho terá taxas "muito maiores" do que foi visto em abril e também ficará acima do verificado no primeiro trimestre deste ano. Ele salientou que as vendas do setor automobilístico cresceram muito, 10,8%. "E isso antes ainda de entrarem as ações de estímulos. Na verdade, apenas na última semana de maio é que houve a redução do IPI sobre os preços dos automóveis. Isso significa que vai crescer mais", disse Mantega.

Para o ministro, a economia já está em uma rota positiva. "Teremos crescimento do PIB e da produção industrial. O setor que cresceu menos no primeiro trimestre foi o automobilístico, que tem grande peso no PIB, e agora vai crescer mais do que outros setores. Portanto, estaremos reconstituindo um crescimento maior", argumentou.

Mantega ressaltou que o setor de varejo "também deu uma recuperada boa", com crescimento mais elevado. "Com isso, nós deveremos ter nesse segundo trimestre um crescimento do PIB bem maior."

O ministro também defendeu os investimentos do governo que, segundo ele, estão crescendo 30% mais que em igual período de 2011. Ele criticou os analistas que querem retirar da conta o programa Minha Casa, Minha Vida. "Mas isso é investimento. O governo está contratando a construção habitacional", argumentou.

Segundo Mantega, as empresas estatais também estão fazendo investimento maior em 2012 do que no ano passado. "A Petrobras estará com investimento maior. Nós vamos anunciar na semana que vem o Plano de Negócios e estaremos, portanto, com o investimento crescendo também nesse período."

Empresas privadas - O ministro da Fazenda reconheceu que o setor privado "está um pouco assustado com a situação internacional", o que deixa os empresários temerosos para aumentar investimentos. "Como nós estamos mostrando que a economia brasileira pode crescer, mesmo com uma crise muito forte lá fora, o setor privado começa a se animar. E nós estamos dando estímulo ao setor privado para ele poder investir a custos mais baixos - custos tributários, custos financeiros mais baixos", destacou.

Mantega citou que as linhas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) "estão aí" e que o governo também disponibilizou agora linhas de capital de giro com taxas menores. "Isso é bom para as empresas. As condições todas estão dadas para que também o investimento privado possa se recuperar e ter um bom desempenho este ano", afirmou.

TAGS