PUBLICIDADE
Notícias

Liberação do IR pode ter efeito positivo sobre economia

15:21 | 06/06/2012
A secretária-adjunta da Receita Federal do Brasil, Zayda Bastos Manatta, negou nesta quarta-feira que o volume expressivo do primeiro lote do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 tenha sido uma determinação da Presidência da República para injetar mais recursos na economia neste momento de turbulência externa com impactos sobre a atividade doméstica. "Não recebemos orientação (da presidente) para fazer esse formato (de injetar recursos para incentivar a economia)", disse. Apesar disso, ela admitiu que a quantia será importante para estimular a atividade. "Sem dúvida, poderá ter efeitos positivos na economia."

A Receita promete um volume recorde de R$ 2,5 bilhões no primeiro lote de restituição do IRPF 2012, que pode ser consultado a partir da próxima sexta-feira. "Neste momento, a Receita já tinha processado esse volume de declarações. Já tinha disponibilidade de recursos e foi negociado com outros órgãos da Fazenda sua liberação", justificou. "O procedimento é regular, habitual e ordinário da Receita", acrescentou.

O pagamento será feito a partir do dia 15 de junho. Desta vez, com o processamento adiantado da Receita, não só as pessoas com mais de 60 anos receberão seus recursos na primeira tranche, como em anos anteriores. De acordo com a Receita, estão neste lote 1.467.209 idosos. Os demais contribuintes do total de 1.885.524 têm menos de 60 anos. "São os que entregaram suas declarações nos primeiros momentos", disse a secretária-adjunta.

TAGS