PUBLICIDADE
Notícias

IBC-Br revisado piora março, mas melhora 1º trimestre

12:07 | 15/06/2012
A revisão mensal dos dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) mostra que o desempenho da economia em março foi pior do que o originalmente divulgado. No comportamento do primeiro trimestre de 2012, porém, os números vieram melhores do que os anunciados inicialmente.

De acordo com os dados revisados apresentados nesta sexta-feira, a atividade econômica teve contração de 0,61% em março na comparação com fevereiro na série com ajustes sazonais. O desempenho é pior do que o divulgado em 18 de maio, quando o IBC-Br caiu 0,35% na mesma base de comparação.

A mesma revisão mostrou que a atividade cresceu 0,49% nos três primeiros meses de 2012 na comparação com o último trimestre do ano passado. Em maio, quando esse dado foi divulgado originalmente, o trimestre havia registrado expansão mais modesta, de 0,15%.

Outra revisão importante diz respeito a fevereiro, que, na comparação com janeiro, apresenta agora expansão de 0,56%. Anteriormente, o mês havia recuado 0,23% ante janeiro. Com a revisão apresentada agora, portanto, o mês muda de sinal e passou a registrar expansão. Dessa forma, o índice deixa de acumular três meses seguidos de queda, como divulgado originalmente.

Por fim, o IBC-Br revisado de janeiro caiu 0,38% na comparação com o último mês de 2011, pior do que o divulgado originalmente, de queda de 0,13%.

TAGS