PUBLICIDADE
Notícias

Grécia e EUA são economias diferentes, diz Bernanke

14:16 | 07/06/2012
O presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, afirmou durante depoimento ao Congresso norte-americano que a Europa e a China enfrentam situações econômicas diferentes da enfrentada pelos EUA e disse que Grécia e EUA são economias extremamente diferentes.

Segundo Bernanke, a crise da zona do euro tem mais potencial de prejudicar a economia norte-americana do que as indicações de uma desaceleração econômica na China e, de fato, sugeriu que a economia chinesa menos aquecida poderia até beneficiar os EUA. Bernanke afirmou que, quando a economia chinesa se desacelera, tende a provocar um declínio nos preços do petróleo, o que ajuda a economia dos EUA, que é pesadamente afetada pelos altos preços das commodities.

Quando perguntado sobre as similaridades entre a situação fiscal da Grécia e a dos EUA, Bernanke disse que a Grécia é uma economia pequena que gastou demais e tomou empréstimos demais. Já os EUA são uma economia grande e diversa.

O presidente do Fed citou o fato de os EUA estarem tomando empréstimos a 1,5%, enquanto a Grécia efetivamente não consegue tomar empréstimos. De todo modo, Bernanke destacou que seu país não pode ser complacente e que uma atitude precisa ser tomada. As informações são da Dow Jones.

TAGS