PUBLICIDADE
Notícias

Falta de estrutura pode ser limitação para telefonia 4G

12:51 | 14/06/2012
Velocidades até dez vezes maiorias que a tecnologia 3G é a promessa para a telefonia 4G. No entanto, esse é a capacidade a que a nova tecnologia pode chegar, mas não necessariamente é a que os clientes terão acesso, segundo especialistas. A falta de estrutura da rede pode ser a maior limitação do serviço.

“A tecnologia permite isso, mas depende da estrutura de rede que as operadoras vão. A limitação do 3G está em falta de estrutura”, detalhou o coordenador de engenharia e telecomunicações da Unifor, Wellington Alves de Brito.

No entanto, a tecnologia realmente deverá proporcionar maior velocidade, segundo o professor do departamento de telemática Instituto Federal, Glaucionor Oliveira. “Mesmo a menor velocidade de 4G será maior que a 3G”, destacou.

Brito explicou que há vários estudos que mostram que o Brasil possui uma das telefonias mais caras do mundo e com baixa qualidade. Para reverter esse quadro, de acordo com ele, é preciso investimento. “Investir em infraestrutura, mais torres, mais bandas de transmissão com infraestrutura de transmissão, equipamentos e processamento. Os problemas que temos hoje não são tecnológicos”, detalhou Brito.

Os problemas de transmissão ocorrem principalmente pelo sistema de celular, cujo acesso é múltiplo, explicou Oliveira. “Sempre há várias pessoas disputando a banda total”, disse.

Tecnologia 3G e 4G

Em termos físicos, as estruturas de 3G e 4G são semelhantes, segundo Oliveira. A principal diferença é que há faixas de frequência diferentes.

A expectativa é de que a tecnologia 3G possa conviver com a tecnologia 4G ainda por um tempo, de acordo com Brito. Ter uma nova tecnologia mais rápida não necessariamente vai garantir uma política de preços muito superior. “A questão do preço depende da politica de concorrência”, ressaltou Brito.

O professor explicou que é necessário levar em consideração dois aspectos. Dentro da velocidade contratada existe a capacidade máxima a que a velocidade pode chegar e há a velocidade garantida, que vai variar e depender do tráfego na rede utilizada pelo usuário.

As possibilidades da tecnologia também são abrangentes, como destacou Oliveira. “A vinda do 4G permite ao Brasil a possibilidade de sair da exclusão digital e entrar em um mundo virtual”, explicou Oliveira. Segundo ele, a expectativa é de que o 3G fique bem mais barato por conta da tecnologia 4G. O professor disse ainda que toda tecnologia nova é mais cara e só depois de um tempo com a concorrência é que o preço se reduz.

TAGS