PUBLICIDADE
Notícias

Espanha pode pedir � 100 bilhões para ajudar bancos

14:23 | 07/06/2012
A Espanha estuda a possibilidade de pedir até 100 bilhões de euros em ajuda da Linha Europeia de Estabilidade Financeira (EFSF) para apoiar seus bancos em dificuldades. A afirmação é de Antonio López-Isturiz, membro do Parlamento Europeu e dirigente do conservador Partido Popular.

"Esse fundo tem 240 bilhões de euros, e os números sendo discutidos para os bancos espanhóis são em torno de 80 bilhões de euros a 100 bilhões de euros", disse o deputado em entrevista à rede estatal espanhola TVE.

López-Isturiz ressaltou que o governo liderado pelo conservador Mariano Rajoy não tomará a decisão de pedir ajuda ou não até que o FMI conclua sua avaliação sobre as necessidades de capital dos bancos espanhóis. Nas próximas semanas, o governo espanhol deverá receber também as avaliações sobre o sistema bancário do país feitas por duas consultorias estrangeiras, a Roland Berger Strategy Consultants, da Alemanha, e a Oliver Wyman, dos EUA.

Segundo López-Isturiz, a ajuda a ser dada à Espanha provavelmente será em termos diferentes daqueles impostos a Portugal, Irlanda e Grécia. Ao contrário daqueles países, obrigados a adotar uma série de reformas econômicas e políticas e austeridade, o plano para a Espanha provavelmente incluirá condições específicas para os bancos, disse o deputado.

A ideia é reduzir o dano político ao governo espanhol - que pertence à ala mais conservadora do espectro político europeu, diferentemente dos governos de Portugal, Irlanda e Grécia quando esses países se viram obrigados a aceitar ajuda. As informações são da Dow Jones.

TAGS