PUBLICIDADE
Notícias

Economia cearense cresce 3,4% no 1º trimestre

19:22 | 18/06/2012
O Produto Interno Bruto (PIB) a preços de mercado apresentou crescimento de 3,4% no primeiro trimestre de 2012, na comparação com o mesmo período de 2011, divulgou o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), nesta segunda-feira, 18. Os dados são preliminares e podem passar por alterações quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) publicar seu levantamento.

Se confirmado o crescimento, o PIB cearense, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no Estado, irá superar o desempenho do PIB nacional. Enquanto o Ceará cresceu 3,4% nos três primeiros meses de 2012, o Brasil cresceu 0,8% no mesmo período. O levantamento levou em consideração os resultados de três setores: agropecuária; indústria e serviços.

De acordo com o professor Flávio Ataliba, diretor Geral do Ipece, o setor de serviços puxou o crescimento cearense nos três primeiros meses deste ano, com uma variação de 5,1%. Dentro deste segmento, o comércio apresentou destaque com alta de 6,9%, na comparação com o primeiro trimestre de 2011.

A Indústria cearense apresentou, nos três primeiros meses de 2012, um crescimento de 1,6%, sendo que, dos quatro segmentos que compõem o setor, o único a apresentar queda foi o de transformação, com uma taxa negativa de 2,3%, anulando, praticamente, as taxas positivas da eletricidade, gás e água, com 8,4%. A Construção Civil, considerado um importante setor da indústria, cresceu 4,4%, na mesma comparação.

Dentre as três atividades que contribuem para a geração do PIB, a agropecuária registrou queda de 9,8% no primeiro trimestre de 2012, em relação a igual período do ano anterior.

Redação O POVO Online

TAGS