PUBLICIDADE
Notícias

Diretor do FGC vai administrar Cruzeiro do Sul

13:08 | 04/06/2012
O diretor do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), Celso Antunes da Costa, será o administrador do Banco Cruzeiro do Sul durante o Regime de Administração Especial Temporária (Raet). Ele será o executivo que representará o FGC no banco por 180 dias, prazo estimado pelo Banco Central (BC) para a duração do Raet.

Antunes têm experiência em cuidar de bancos com problemas. O executivo também atuou como diretor-superintendente do PanAmericano, em 2010, após o banco receber um aporte de R$ 2,5 bilhões para cobrir problemas financeiros detectados em seu balanço. Com mais de 30 anos de experiência no setor financeiro, Costa tem passagens pelo Banco Real e pela Nossa Caixa.

A substituição dos dirigentes da instituição, no caso a família de Indio da Costa, por um conselho de diretores ou por uma pessoa jurídica especializada, segundo o BC, tem a "finalidade de corrigir procedimentos operacionais ou de eliminar deficiências que possam comprometer seu funcionamento". Estima-se que o rombo do Cruzeiro do Sul chegue a R$ 1,3 bilhão.

A intervenção do BC no Cruzeiro do Sul atinge a corretora de valores, a administradora de valores mobiliários (DTVM), a securitizadora de créditos financeiros e a Cruzeiro do Sul Holding Financeira. A medida se deve ao descumprimento por parte do banco de normas aplicáveis ao sistema financeiro e à verificação, por parte do BC, de "insubsistência" em itens do ativo do banco.

TAGS