PUBLICIDADE
Notícias

Desempenho da indústria foi surpresa positiva, diz CNI

16:01 | 01/06/2012
O crescimento da indústria no primeiro trimestre deste ano foi considerado "uma surpresa positiva" pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Apesar disso, a confederação avalia que o resultado do ano para toda economia brasileira ficará abaixo de 3%, por conta do desempenho aquém do esperado no trimestre. O setor registrou expansão de 1,7% na comparação com o quarto trimestre de 2011, sendo 1,9% na indústria de transformação.

Em nota, a CNI disse que o resultado surpreende porque, na pesquisa de produção física da indústria do próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o segmento de transformação registrou queda de 0,3% na média do primeiro trimestre frente ao trimestre anterior, na série dessazonalizada. "Não fosse o desempenho industrial, o PIB teria queda no primeiro trimestre", disse a CNI.

A confederação lembra, no entanto, que "a indústria manteve-se praticamente estagnada na comparação com igual período do ano passado" (crescimento de 0,1%), enquanto a indústria de transformação recuou 2,6% nessa comparação.

"A expansão de 0,2% da economia no primeiro trimestre foi menor do que o esperado. Desse modo, embora o ritmo deva se intensificar nos próximos trimestres, é improvável que a previsão de crescimento de 3% em 2012 seja alcançada."

TAGS