PUBLICIDADE
Notícias

Crédito ao consumidor terá evolução mais lenta

Entre os motivos para a evolução mais lenta do crédito ao consumidor estão o patamar ainda elevado da inadimplência do consumidor, a maior seletividade na análise e aprovação de crédito

12:21 | 04/06/2012

A Perspectiva do Crédito ao Consumidor recuou 0,4% em abril de 2012, atingindo o patamar de 100,3, segundo o Serasa Experian, divulgado nesta segunda-feira, 4

Embora venha registrando quedas mensais, o indicador permanece acima do nível 100, sinalizando que as concessões de crédito aos consumidores deverão continuar evoluindo, em 2012, num ritmo mais lento que em 2011.

Entre os motivos para a evolução mais lenta do crédito ao consumidor estão o patamar ainda elevado da inadimplência do consumidor, a maior seletividade na análise e aprovação de crédito por parte das instituições financeiras. Além disso, os economistas da Serasa Experian destacam o maior grau de endividamento dos consumidores.

Crédito para empresas

A Perspectiva do Crédito às Empresas ficou estagnado em abril de 2012, mantendo o valor de 98,6. O indicador Serasa possui a propriedade de antever os movimentos cíclicos da concessão de crédito com seis meses de antecedência. A estabilização do indicador após uma longa sequência de quedas mensais (dez/10 a fev/12) sinaliza que as concessões de crédito às empresas deverão começar a exibir um comportamento mais favorável ainda neste ano.

A continuidade da redução das taxas de juros bem como as medidas fiscais tomadas pelo governo para impulsionar o setor produtivo deverão reativar a demanda das empresas por crédito, principalmente durante o último trimestre de 2012, observam os economistas da Serasa Experian.

Redação O POVO Online

TAGS