PUBLICIDADE
Notícias

Vendas à vista sobem mais na 1ª quinzena, apura ACSP

19:44 | 16/05/2012
O Indicador de Movimento de Comércio (IMC), que acompanha as vendas a prazo na cidade de São Paulo, teve alta de 3,5% na primeira quinzena de maio em comparação com igual período do ano passado, com o mesmo número de dias úteis. No mesmo intervalo, o Indicador de Consultas de Cheque (ICH), que mede as vendas à vista, registrou crescimento de 4,9%, de acordo com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), baseada em amostra de dados de clientes da empresa Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

De acordo com nota distribuída pela ACSP à imprensa na quarta-feira, o crescimento maior das vendas à vista já era esperado, conforme indicou a pesquisa ACSP/Ipsos de intenção de compras para o Dia das Mães. O levantamento mostrou como primeira opção de compra roupas e calçados - produtos de preço menor e que podem ter puxado as vendas à vista. Segundo a ACSP, a alta de 3,5% nas vendas a prazo ainda é relativamente pequena, mas ligeiramente superior à alta de abril (3,1%), comparada com abril de 2011.

Já o Indicador de Registro de Inadimplentes (IRI), que acompanha os registros recebidos/carnês em atraso, subiu 3,6% na primeira quinzena de maio em comparação com igual período em 2011. O Indicador de Recuperação de Crédito (IRC), que acompanha os registros cancelados/renegociações de crédito, teve alta maior, de 5,5%, impulsionado pela maior facilidade na renegociação de dívidas e também pelo estímulo à portabilidade do crédito entre as instituições.

TAGS