Vendas à vista sobem mais na 1ª quinzena, apura ACSP
De acordo com nota distribuída pela ACSP à imprensa na quarta-feira, o crescimento maior das vendas à vista já era esperado, conforme indicou a pesquisa ACSP/Ipsos de intenção de compras para o Dia das Mães. O levantamento mostrou como primeira opção de compra roupas e calçados - produtos de preço menor e que podem ter puxado as vendas à vista. Segundo a ACSP, a alta de 3,5% nas vendas a prazo ainda é relativamente pequena, mas ligeiramente superior à alta de abril (3,1%), comparada com abril de 2011.
Já o Indicador de Registro de Inadimplentes (IRI), que acompanha os registros recebidos/carnês em atraso, subiu 3,6% na primeira quinzena de maio em comparação com igual período em 2011. O Indicador de Recuperação de Crédito (IRC), que acompanha os registros cancelados/renegociações de crédito, teve alta maior, de 5,5%, impulsionado pela maior facilidade na renegociação de dívidas e também pelo estímulo à portabilidade do crédito entre as instituições.