PUBLICIDADE
Notícias

Tombini cita estudos para reduzir tributo sobre energia

15:12 | 21/05/2012
O governo federal tem tomado uma série de medidas para ampliar a competitividade da indústria nacional e manter a inflação sob controle. Nesse contexto, o preço da eletricidade é importante. "Temos estudos para reduzir a carga tributária sobre energia elétrica", afirmou nesta segunda-feira o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

Para justificar as ações do governo em prol de maior competitividade, ele também citou, em palestra para o Grupo de Líderes Empresariais (Lide) na capital paulista, a recente aprovação do fundo de previdência para o setor público, que vai gerar R$ 30 bilhões em uma década.

Tombini falou ainda que o superávit primário está em 3% do Produto Interno Bruto e a relação dívida/PIB se encontra em 36%, o que, na sua opinião, justifica o atual cenário seguro para a economia brasileira.

Sobre a recente mudança na poupança, Tombini classificou-as como um marco para remover resquícios de inflação alta. Desde o último dia 4, as novas regras de rentabilidade da poupança fixam que, caso a taxa básica de juros caia abaixo de 8,5% ao ano, o retorno das cadernetas será 70% da Selic mais TR (Taxa Referencial). Como os juros atualmente estão em 9% ao ano, as regras permanecem iguais, de 0,5% ao mês mais TR.

TAGS