PUBLICIDADE
Notícias

Ipea prevê crescimento do PIB em 2012 de 2,8% a 3,8%

12:08 | 16/05/2012
O Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) estima um crescimento médio anual do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro entre 2,8% e 3,8% em 2012. A previsão foi divulgada nesta quarta-feira durante coletiva de imprensa para apresentação da Carta de Conjuntura de Maio, que acontece nesta manhã na sede do instituto, no Rio de Janeiro.

Segundo o Ipea, apesar do fraco desempenho do primeiro trimestre, a atividade econômica deve se acelerar ao longo dos próximos meses. A projeção foi feita presumindo-se que não haja nenhuma "ruptura mais grave" no cenário externo.

O instituto projeta ainda uma inflação entre 4,3% e 5,3% em 2012, com a taxa convergindo em direção ao centro da meta, de 4,5%. De acordo com o Ipea, essa redução é fundamentalmente influenciada pelo processo de deflação de commodities.

Para este ano, diz o Ipea, o instituto espera que o déficit em transações correntes fique entre US$ 71 bilhões e US$ 81 bilhões, considerando-se a manutenção do crescimento do déficit do balanço de serviços e rendas.

TAGS