PUBLICIDADE
Notícias

Inscrição para Curso Jornalismo Econômico acaba domingo

18:40 | 31/05/2012
As inscrições para o 2º Curso Estado de Jornalismo Econômico, parceria entre o Grupo Estado e a Fundação Getúlio Vargas (FGV-EESP), se encerram no próximo domingo (3). O programa é gratuito e se destina a jovens profissionais formados há dois anos (2010 e 2011) e a alunos de último semestre de todas as universidades de jornalismo do País. Os 25 candidatos aprovados terão atividades em período integral, de 2 de julho a 31 de agosto.

O conteúdo acadêmico, que será dado por professores da FGV, foi idealizado em conjunto com editores do Grupo Estado e inclui todos os tópicos necessários para que um jovem jornalista econômico ingresse com sucesso no mercado de trabalho. Constam do programa, válido como curso de extensão em macroeconomia e finanças pela FGV, disciplinas de política econômica, sistema financeiro nacional e internacional, mercado de capitais e avaliação de empresas, além de matemática financeira e estatística. A parte prática ficará a cargo de experientes jornalistas do Grupo Estado, que farão orientações em sala de aula e nas redações.

Além das atividades acadêmicas e práticas, os jovens profissionais terão palestras com alguns dos principais nomes da economia brasileira. Estão confirmadas as presenças do ex-presidente do Banco Central e atual presidente do conselho da J&F Participações, Henrique Meirelles, do diretor do Banco Itaú e ex-diretor de Política Econômica do Banco Central, Sergio Werlang, e de José Roberto Mendonça de Barros, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e sócio da MB Associados.

A inscrição é feita em conjunto com a primeira fase de seleção, realizada online no portal (www.estadao.com.br/talentos). Os candidatos precisam cadastrar o currículo para análise, escrever justificativa de interesse e eleger a notícia mais marcante do noticiário econômico no ano passado, explicando a escolha. Também serão submetidos a testes de português, inglês e conhecimentos econômicos.

Os que obtiverem a melhor classificação serão chamados para a segunda fase de seleção, com duração de um dia, na sede do Grupo Estado, em São Paulo. Pela manhã, passam por teste de conhecimentos gerais e escrevem uma reportagem econômica, a partir de material fornecido pelos selecionadores. Na sequência, são convidados para almoço e visitam as redações do Grupo Estado. Os candidatos com melhor desempenho nas atividades da manhã farão entrevista com profissionais do Grupo.

O nome dos selecionados será divulgado em 24 de junho - as matrículas serão feitas mediante apresentação de certificado de conclusão do curso de jornalismo ou de comprovante de matrícula no último semestre da faculdade.

TAGS