2025 ainda terá feriados prolongados? Veja calendário de folgas

Acompanhe o calendário do restante de feriados de 2025 para se organizar e prolongar seu descanso no segundo semestre do ano

12:01 | Jul. 29, 2025

Por: Arthur Albano
No segundo semestre de 2025, apenas dois feriados nacionais não caem em finais de semana. Saiba quais são (foto: Reprodução/Freepik)

As férias escolares se aproximam do fim e muito já estão de olho na próxima folga possível. O ano ainda guarda alguns feriados nacionais, estaduais e municipais. Parte deles poderá se estender e prolongar o descanso.

O Dia do Trabalhador, em 1º de maio, marcou o último feriado nacional celebrado em uma quinta-feira, o que permitiu aos brasileiros emendá-lo com a sexta-feira e o final de semana. Depois, apenas metade das capitais do País comemoraram o feriado de Corpus Christi, em 19 de junho, já que a data é considerada ponto facultativo.

No restante do ano de 2025, ainda restam 6 feriados nacionais e dois deles podem ser prolongados para aumentar o descanso dos trabalhadores brasileiros. A seguir, confira quais são:

Quais feriados de 2025 vão ser prolongados?

Dos seis feriados nacionais que ainda não foram celebrados, os únicos que podem ser prolongados são os dois últimos por caírem numa quinta-feira. São eles:

  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia da Consciência Negra
  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Contudo, vale lembrar que os feriados prolongados dependem das empresas decidirem liberar seus funcionários na sexta-feira posterior.

A legislação trabalhista não obriga a concessão da folga. A liberação depende da política interna de cada empregador, que pode exigir compensações, como o uso do banco de horas.

Quais são os outros feriados nacionais de 2025?

Além dessas datas, há outros 4 feriados nacionais em 2025 que cairão em finais de semana. São eles:

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil
  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida
  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República

Feriado x ponto facultativo: qual a diferença?

É comum a dúvida sobre a diferença entre feriados e pontos facultativos. O primeiro diz respeito a datas comemorativas reconhecidas, de maneira oficial, por governos — seja federal, estadual ou municipal.

Feriados, portanto, devem ser estabelecidos por lei. Já os pontos facultativos não são necessariamente legalmente oficializados. São dias de dispensa do trabalho não obrigatória, determinados por motivos diversos.