Estátua de mafioso Tony Soprano chama atenção em país da antiga União Soviética; entenda

Uma estátua do mafioso Tony Soprano recebe passageiros na estação central ferroviária de Vilnius, capital da Lituânia. Entenda como a obra foi parar lá

16:44 | Abr. 11, 2024

Por: David Andrade
A estátua de Tony Soprano está localizada na Estação Central Ferroviária de Vilnius, Lituânia. (foto: Reprodução/X)

A estátua de um mafioso da ficção tem virado atração turística em um país da antiga União Soviética. Localizada em uma estação de trem na cidade Vilnius, capital da Lituânia, a imagem de Tony Soprano, da série Família Soprano, tem atraído a atenção de moradores e turistas.

Donatas Jankauskas, um escultor nascido na Lituânia, idealizou a obra de modo que representasse a atmosfera daquele país assolado pela crise econômica de 2008.

A obra, que mede mais de 4 metros de altura, mostra o personagem vivido pelo ator James Gandolfini. Ele ostenta uma cabeça calva e um rosto fechado. Vestindo um calção rosa e um roupão, a estátua reproduz a cena de Família Soprano onde Tony, acometido pela depressão, busca um jornal do lado de fora de casa.

Tony Soprano em Vilnius: por que a estátua foi feita?

Anualmente a União Europeia escolhe cidades que recebem o título de “Capital Europeia da Cultura”, com forma de destacar a diversidade do continente. No decorrer do respectivo ano, eventos são realizados, atraindo investimentos e aquecendo a economia local.

Em 2009, Vilnius, recebeu tal título, dividido com a cidade austríaca de Linz. A capital e maior cidade da Lituânia foi a primeira localidade da antiga União Soviética a ocupar o posto.

Como parte das celebrações, o artista Donatas Jankauskas idealizou a obra como parte de uma exposição itinerante chamada “Espaços Inesperados”. A estátua foi exposta, originalmente, no gramado do Museu do Teatro, da Música e do Cinema da Lituânia.

Segundo o UOL, a obra passou por outros pontos da ex-República Soviética, como a cidade portuária de Palanga. Em 2013, a estátua ficou exposta em Viena, capital da Áustria. Hoje em dia, o monumento está na Estação Ferroviária Central de Vilnius, recebendo as milhares de pessoas que utilizam o transporte local.

LEIA MAIS | O Poderoso Chefão 50 anos: como o filme se tornou um clássico

O autor da estátua do mafioso: Quem é Donatas Jankauskas?

Apelidado de Duonis, Donatas Jankakusas é um escultor nascido na Lituânia em 1968. Ele é graduado pela Escola de Belas Artes de Vilnius.

Suas esculturas são caracterizadas pela ironia. Além da estátua de Tony Soprano, o artista tem a obra “Porky and the Hempen Man” instalada em frente à Câmara Municipal de Vilnius.

A maioria de suas esculturas são representações de macacos. Quando questionado sobre o porquê dos primatas, ele responde que “Num mundo democrático, macacos e marias podem ajudar a dar significados aos espaços”, em entrevista ao portal lituano Echo Gone Wrong.

LEIA MAIS | Entrevista resgatada pela BBC revela parte do mistério sobre identidade de Banksy

Para além da máfia: Capital Europeia da Cultura e iniciativas de incentivo às artes

O programa “Capital Europeia da Cultura” foi criado em 1985 pela ministra da União Europeia, Melina Mercouri. O evento objetiva dar visibilidade a movimentos culturais da Europa.

Até 2023, 68 cidades do Velho Continente receberam o título. A primeira foi Atenas, capital da Grécia. Em 2024, os municípios de Tartu (Estônia), Bodo (Noruega) e Bad Ischi (Áustria) compartilham o atributo de Capital Europeia da Cultura.

Três cidades portuguesas já ostentaram a marca: Lisboa, em 1994; Porto, em 2001; e Guimarães, em 2012. Évora, localizada região portuguesa de Alentejo, foi escolhida como a Capital Europeia da Cultura de 2027.

LEIA MAIS | Relação Portugal e Ceará: dos pequenos negócios ao hidrogênio verde