PUBLICIDADE
Notícias

Crianças que têm cachorro sofrem menos com stress e ansiedade

Hormônio associado à redução da ansiedade é produzido durante a criação de laços sociais

16:20 | 14/12/2015
NULL
NULL
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos afirma que ter chachorro em casa diminui o stress e a ansiedade das crianças. Segundo a revista Super Interessante, o estudo analisou 643 crianças com idades entre quatro e dez anos. Das crianças entrevistadas, 58% tinham cães em casa, e 42% não. Apenas 12% dos meninos e meninas que tinham o animal foram diagnósticados com stress e ansiedade.
 
Dentre os fatores avaliados, estão índice de massa corporal, atividades físicas, tempo em frente ao computador/TV e saúde mental. De acordo com os especialistas, apenas uma diferença efetiva foi encontrada entre os grupos - níveis de ansiedade e de estresse.

[SAIBAMAIS2]A apuração de dados relacionados a stresse elevou o número para 21% quando as crianças sem animal de estimação foram analisadas. "Cachorros podem reduzir a ansiedade infantil, particularmente a ansiedade de separação e social, através de vários mecanismos. Eles podem estimular a conversação e fortalecer laços", aponta o estudo.

A ocitocina é um dos grandes responsáveis pelo efeito. O hormônio associado à redução da ansiedade é produzido quando os laços sociais são criados. A pesquisa concluiu também que, além dos humanos, os cães também se beneficiam dessa relação, já que a interação social entre cachorros e humanos pode aumentar os níveis de ocitocina tanto no humano quanto no cachorro. 
Redação O POVO Online 
TAGS